Os reis da Suécia chegam amanhã a Portugal para uma visita oficial de três dias que será centrada na promoção das energias renováveis, área em que os dois países esperam estreitar a cooperação. Da visita, a primeira em duas décadas, faz também parte uma deslocação ao Alentejo com uma passagem pela barragem do Alqueva.
Depois das cerimónias protocolares, o rei Carlos XVI Gustavo, acompanhado pelo ministro do Ambiente e uma delegação de empresários suecos, visita amanhã o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), em Lisboa, para conhecer dois projectos pioneiros no domínio da energia eólica e solar. O tema volta a fazer parte da agenda na terça-feira, num simpósio sobre energias renováveis no Museu da Electricidade e no dia seguinte, durante a visita a uma fábrica de células fotoeléctricas em Évora.
Numa entrevista com jornalistas portugueses, no início da semana passada, o monarca sueco disse esperar que a visita contribua para a troca de experiências entre uma equipa de investigadores da universidade de Uppsala e peritos nacionais, já que “Portugal, pelo seu clima e história, encontrou soluções interessantes no que diz respeito aos painéis solares”.
Ligações
- Agência Ambiental Europeia
- Agência Portuguesa do Ambiente
- CCDR - Alentejo
- CCDR - Algarve
- CCDR - Centro
- CCDR - Lisboa e Vale do Tejo
- CCDR - Norte
- Comissão Europeia - Ambiente
- Direito do Ambiente (subturma 4)
- Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável
- Faculdade de Direito de Lisboa
- Governo
- Instituto da Água
- Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade
- Instituto Regulador de Água e Resíduos
- Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
- Secretaria Regional do Ambiente e do Mar - Açores
- Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais - Madeira